Adaptaclima

Os programas de desenvolvimento rural, geridos pelos grupos de ação local, têm demonstrado sobejamente a sua utilidade em promover o desenvolvimento das áreas rurais, tendo em conta as necessidades multi-sectoriais da população local.

A Associação para o Desenvolvimento do Vale de Alagón apresenta, graças ao seu Programa de Desenvolvimento Comarcal, como especial prioridade o meio-ambiente e as ações relacionadas com a sua conservação. Através do grupo de ação local  trabalhou-se  nos últimos anos em projectos específicos relacionados com este tema, em colaboração com outros grupos e entidades nacionais e europeias.

ADAPTACLIMA II trata-se dum projecto de cooperação territorial SUDOE co-financiado pela Iniciativa Comunitária INTERREG IV B. Tem origem no seu antecedente, ADAPTACLIMA, bem como noutros projectos co-financiados pelo espaço Sudoeste Europeo em convocatórias anteriores. O beneficiário principal é a Associação de  Municipios Sustentáveis da Cantabria. Para além da Associação de Municipíos e da ADESVAL, participam outros 8 beneficiários: a Junta da Andaluzia, a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), a Junta da Galiza e Neiker (Instituto Basco de Investigação e Desenvolvimento Agrário), como sócios espanhóis. A Association Climatologique de la Moyenne-Garonne et du Sud-Ouest (ACMG) e a Chambre d´agriculture de la Dordogne, como sócios franceses; e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), como sócio português. Por último, assinalar  como  asociado, as Bodegas (Adegas) Faustino.

Este projecto surge da necessidade de capitalizar os estudos, análises, conclusões e recomendações de ADAPTACLIMA I. Esta “capitalização” reveste-se de uma grande importância para que estes trabalhos, já conseguidos, possam ser utilizados e aplicados nos diversos territórios. Entenderemos a capitalização como sinónimo de “acções concretas sobre a base dos estudos e das recomendações da Comunidade Científica”.

Com a participação na ADAPTACLIMA II, ADESVAL continua apostando fortemente na  luta contra a mudança climática, na medida em que os resultados alcançados  nas etapas anteriores revestem-se de grande utilidade para a estratégia de desenvolvimento das comarcas do Vale de Alagón. Trata-se, presentemente  de passar da teoria à práctica através da aplicação de medidas de ação nos territórios associados. Este projecto pretende conveter-se num referente do território do sudoeste europeo a nível da mudança climática, sendo fundamental em matéria de informação e sensibilização para toda a sociedade, e para além disso, uma ferramenta de guia e de aconselhamento para a esfera política e económica europeia.

A ADESVAL lidera uma das ações de formação e sensibilização em conjunto com a  Junta da Galiza. Um vez mais reiteramos a importância da educação ambiental no seio do grupo de ação local, constituindo um dos eixos básicos de desenvolvimento da comarca. Durante o curso desta ação, foi elaborado o producto apresentado, sob a forma de “Guia de Aconselhamento para a formação e sensibilização da infância para as mudanças climáticas”, cujos objetivos são despertar a consciencia da população escolar para a problemática da mudança climática e as adaptações à mesma, sendo um producto educativo e de entretenimento. Pretende-se que se revista de utilidade para os alunos de forma a trabalhar na matéria transversal da mudança climática. O facto de que se apresente traduzido nos quatro idiomas oficiais do Sudoeste Europeu (espanhol, português, francês e inglês), permitirá que qualquer centro escolar possa utilizar o producto, que estará disponível logo que seja publicado.

Este Guia de Aconselhamento encaixa perfeitamente no seio do projecto, na medida em que se trata de un producto persistente, disponível tanto física como virtualmente, e também, com a possibilidade de introduzir futuramente novos conteúdos.  Desta maneira, evitamos que o producto “caduque” ao mesmo tempo que o projecto, permitindo uma duração que contríbua para a consciencialização da população escolar para este problema.

Desde o grupo de ação local esperamos que alcance o máximo de número de alunos possível, dentro dos vossos países, e que tenha a difusão que merece um assunto tão actual como é a mudança climática.

firma

Óscar Alcón Granado

Presidente ADESVAL