Água

AGUA

A mudança climática criará problemas importantes para os nossos recursos de água: ao modificar o ciclo da água, as precipitações distribuir-se-ão com outros padrões, o aumento da temperatura alterará a humidade do solo e provocará uma maior  evaporação. Com tudo isto a distribuição de água e a sua disponibilidade sufrirão modificações, criando inundações catastróficas e secas, com o problema de desertização de importantes zonas do planeta. Como a água é essencial para a vida, ter problemas para dispôr dela ou para que esteja em boas condições para o seu consumo, é um assunto que afecta tudo: a economia, a alimentação, a convivência social, a saúde, etc.

As principais causas da contaminação da água são a utilização de pesticidas, herbicidas e fertilizantes na agricultura, que chegam a estar presentes inclusivé nas capas profundas de baixo da terra. O esterco animal nas grandes explorações intensivas chega a contaminar as águas superficiais, ao fazer proliferar algas e diminuindo o oxigênio e a luz, provocando um declínio na biodiversidade. Esta água em contacto com o esterco torna-se inconsumível.

Que podemos fazer para preservar a nossa água limpa?

  • Cerca de 7% da água que usamos é para beber e cozinhar, 22% para lavar a loiça e lavar a roupa, 20% para os sistemas sanitários, 39% para duches e banhos e 6% para lavar o carro e o jardim. Com estes dados podemos começar a poupar água e utilizar-la de melhor forma.
  • As árvores atraiem a chuva, sem árvores caminhamos para um deserto. Plantemos árvores.
  • Recolhe a água da chuva com depósitos e utiliza esta água para lavar ou para regar, assim poupas água potável.
  • Um duche gasta quatro vezes menos água que um banho. Uma torneira que pinga desperdiça quase 25 litros por dia. Se deixas aberta uma torneira enquanto lavas os dentes desperdiças cerca de 15 litros. Os pequenos gestos são importantes.
  • Cuidado com os contaminantes. Não deitar pelos canos nem óleo, nem azeites, nem vernizes, nem tintas, nem medicamentos. Leva estes materiais a lugares de reciclagem. Todo o veneno que não se recicle chega ao meio ambiente, envenenando-o.
  • Administra bem a água das máquinas da roupa e da loiça, espera que estejam cheias ou utiliza o programa de meia carga.

Dados:

  • A água é um bem fundamental e não está devidamente repartido por todo o planeta. Mais de 1milhão e 200 duzentas mil pessoas não têm acesso a água potável em todo o planeta.
  • Nos finais deste século o mar terá subido entre 9 a 88 cm. Lugares como as praias da Cantábria ou a Manga do Mar Menor, a costa de Donhana, e outros tantos espaços estarão em perigo de desaparecer.
  • Prevê-se que o número de refugiados pela subida do mar no ano 2050 podería chegar a 150 milhões de pessoas.
  • Neste último século perdemos 85% dos glaciares que se encontram nos Pirineus.