Atmosfera

atmosfera

O Homem com a respiração tambiém gera CO2 ao queimar oxigênio e gerar a energia que necessita o nosso organismo. As plantas, por outro lado funcionam ao contrário, fixam carbono e libertam oxigênio. A atmosfera mantem-se em equilibrio com todos estos intercâmbios. Como curiosidade, se se congelasse todo o CO2 que expulsam todos os homens do planeta, num ano, necessitaríamos o equivalente a um comboio da Terra à Lua para encher todos os vagões. Não obstante, este número não é preocupante, porque os oceanos, os bosques e o solo retiram este CO2 para poder subsistir, este mecânismo natural que amortece o carbono denomina-se por “extractor”.

Como podemos limpar a nossa atmosfera?

  • Escolhe alimentos e produtos locais. Que sejam além disso, da época, os quais são mais saudáveis e saborosos. Isto ajudará a evitar o grande consumo de energia que gera transportar mercadorias através de todo o mundo.
  • Utiliza transportes públicos ou veículos partilhados. Uma viagem de 1.200 kilómetros gera o mesmo CO2 que um comboio que dá a volta ao mundo.
  • Procura produtos ecológicos que não danificam tanto a atmosfera e, além disso, os que têm una flôr para os detergentes, papel higiénico, televisores, sapatos, pinturas, etc.
  • Utiliza a bicicleta para trajectos curtos.

Dados:

  • No entanto, o que é efectivamente um problema é o excesso de gases produzidos pela queima de combustível fóssil (carvão, petróleo e gás natural) que supõe 75% das emissões de CO2. Há que ter em conta que desde o século XIX a nossa utilização da energia multiplicou-se por 12 ou 14 vezes.
  • A devastação das florestas significa cerca de 20%.
  • Um veículo por cada 5.000 km emite aproximadamente uma tonelada de CO2. Para que possas imaginar esta quantidade, imagina que uma tonelada cabe aproximadamente numa piscina de 10 m. de largura, 25 m. de comprimento e 2m. de profundidade.
  • O metano, outro gás que provoca o efeito estufa: 27% pelos combustíveis fósseis, 23% pelo gado, 17% pelo cultivo do arroz, 16% por lixo e esgotos, 11% pela queima de biomassa e 6% de excrementos de animais.